Falhas ou Bugs são erros em programas que passam a funcionar de forma inadequada, sendo que a severidade das falhas pode variar. Desde pequenas falhas gráficas que não atrapalham na jogabilidade, até grandes falhas como o Massacre de Faladore, onde um jogador específico pode atacar outros fora das áreas PVP. O abuso de Bugs é uma violação direta do código de honra de RuneScape. A punição depende da falha em particular, e também do grau de abuso. Pequenas falhas geralmente ficam impunes, enquanto falhas maiores (como duplicação de chapéus de festa) podem resultar em banimento permanente do jogo. Quando o jogador se deparar com uma falha no jogo, este deve imediatamente alertar a Jagex enviando um relatório de erro. Vejamos alguns Bugs notáveis que já ocorreram na História de RuneScape.

Massacre de Faladore

Também conhecido como Falha do mundo 111 ou Massacre 6/6/6 (por ter ocorrido dia 6 de Junho de 2006) foi uma das principais e mais trágicas falhas da história do RuneScape, quando a habilidade Construção foi introduzida no jogo. Após o jogador "Cursed You" ter sido o primeiro a alcançar nível 99 na habilidade, ele organizou uma grande festa em sua casa de jogador (POH). Pessoas que participavam de batalhas dentro da casa do jogador (através de ringues capacitados pela habilidade construção) estes podiam continuar atacando outros jogadores em qualquer local de RuneScape, fora de áreas PVP.

Sabendo disso, muitos jogadores se aproveitaram da falha para matar e saquear outros jogadores em cidades populosas. Finalmente, o moderador da Jagex "Murdoch" entrou em ação e baniu permanentemente os líderes do massacre, mas os itens perdidos pelos jogadores atacados não foram reembolsados/recuperados. Com isso, no total os jogadores perderam mais de 2 bilhões de moedas na época, que com a inflação de hoje equivale a aproximadamente 200 bilhões de moedas. O assassino mais famoso foi o jogador "Durial321", de combate 115 e que matou vários jogadores de nível inferior ao dele, roubando até mesmo um chapéu de festa verde.

Duplicação de Chapéus de Festa

O bug de Duplicação foi a falha mais famosa do RuneScape Classic, explorado em 07 de Novembro de 2003. Os seus efeitos ainda podem ser vistos na economia de RuneScape até hoje, sendo que antigamente o chapéu de festa roxo era o mais caro de todos, já hoje é o menos caro. A falha não foi por uma tentativa de duplicar itens. Na verdade, um jogador chamado "Sixfeetunder" fazia experiências em RuneScape utilizando um programa chamado "AutoRune" em uma tentativa de simplesmente tornar a Foice um item negociável. Embora ele nunca tenha conseguido negociar a Foice, ele descobriu como poderia criar qualquer item não-empilhável. Apesar de que, como os itens eram criados, não seria necessário possuir um item para duplicá-lo, sendo também conhecida como falha da "geração" de itens. 

A falha funcionava da seguinte forma: ao negociar com um outro jogador, o indivíduo teria de usar o AutoRune para introduzir o valor numérico de determinado item, gerando-o para si mesmo (sendo que na interface de negociação seria mostrado "zero" itens sendo negociados ao jogador que não estivesse utilizando o programa). No "calor" da nova descoberta, Six revelou a outras pessoas como se aproveitar da falha no jogo, e dessa forma em poucos dias centenas de jogadores já sabiam como executar a "duplicação". A Jagex não conseguiu reverter os efeitos da falha, mas apenas a retiraram do jogo com o auxílio dos jogadores que revelaram como funcionava o processo (pois a equipe da Jagex não sabia o que fazer) em troca de assinatura vitalícia (apenas um jogador foi recompensado, o primeiro que explicou).

Esconde-esconde de Pinguins

A falha da D&D Esconde-esconde de pinguins ocorreu dia 28 de Janeiro de 2009, em que os jogadores descobriram que poderiam espionar o mesmo pinguim várias vezes. Como resultado, jogadores puderam juntar rapidamente 50 pontos e trocá-los com Larry por experiência em habilidades à escolha, voltando aos pinguins para juntar mais pontos logo depois. No mundo 60, o pinguim estava logo ao norte do Zoológico de Ardonha, fazendo com que a falha fosse ainda mais explorada (pois Larry se localiza no zoológico). Sabendo disso, muitos jogadores honestos se imobilizaram por meio dos fóruns de RuneScape, vídeos no Youtube a fim de alertar a Jagex sobre tal abuso. Enquanto os desonestos adquiriram centenas de milhões de experiência, ultrapassando muitos jogadores legítimos nos Recordes.

Em resposta a Jagex desativou o recurso de Esconde-esconde de pinguins até a falha ser corrigida, e puniu aos jogadores que abusaram da falha tanto para o acumulo de exp, como também para lucrar (sendo que os pontos também podem ser trocados por recompensas em ouro). Na primeira categoria baniram 159 jogadores permanentemente, estes jogadores localizaram o mesmo pinguim pelo menos 250 vezes, descontando em pontos de recompensa, apesar de que muitos destes chegaram a localizar milhares de vezes os pinguins. Os que localizaram os pinguins em menor escala (inferior a 250 vezes) tiveram a conta banida temporariamente ou não sofreram consequências, e em nenhum caso a experiência adquirida foi ressetada (por ser tecnicamente impossível para Jagex).

Categories:

1 Response for the "Dicas de Proteção: Abuso de Bugs"

  1. Anônimo says:

    Dark times. D:

Postar um comentário