Este artigo está sendo baseado em uma postagem feita nos Fóruns por uma Moderadora da Jagex, com isso, apenas estamos repassando o conteúdo para um espaço mais aberto e acessível, com algumas dicas a mais de como se prevenir de golpes via e-mail.

A imagem acima é uma demonstração de um e-mail falso enviado por anônimos que se passam pela Jagex. Você pode notar alguns aspectos peculiares que revelam ser uma farsa: tais como o endereço de e-mail (cujo o oficial da JAGEX possui a terminação "@email.runescape.com"), a imagem de fundo (que no caso de um e-mail oficial sempre estará atualizada), o texto e especificações (e-mails da Jagex direcionadas para sua conta sempre constarão o Nome da Conta, e não constarão assuntos de expulsão/banimento do jogo, acusações/apelos por infração de regras) e o URL suspeito (sempre verifique se é direcionado exatamente ao site do RuneScape Oficial). Também verifique se há erros ortográficos ou arquivos em anexo, pois não encontrarão tais pontos em um e-mail oficial da Jagex.

- Como conseguiram meu E-mail?

Bom, há duas possibilidades principais para golpistas encontrarem seu e-mail: caso você publique ou cadastre seu e-mail em qualquer site não oficial relacionado ao RuneScape, como por exemplo citando seu e-mail em um comentário no Rune Tephix (por isso muitas vezes ocultamos quando são ditos dados pessoais em vossos comentários). Mas, mesmo que nunca tenha publicado seu e-mail, ainda há outro método também utilizado para Spams de contas bancárias: programas que geram listas imensas de e-mails aleatórios, podendo algum destes e-mails pertencer a um jogador de RuneScape. Agora vejamos os assuntos mais utilizados por golpistas via e-mail.

- Programa de Lealdade para Membros

Está claramente dito no tópico de Pishing nos fóruns de RuneScape que, a Jagex só lhe enviará e-mails do Programa de Lealdade para lhe dar boas-vindas ao programa assim que você se registra; para alertar sobre o recebimento de pontos mensais; para alertar sobre a diminuição de pontos uma vez que sua assinatura prêmio expirar. Se o assunto do e-mail não for relacionado a um dos três tópicos citados então claramente não é oficial da Jagex, e deve ser deletado imediatamente.

- Conta ou Membro de Graça

Uma forma de golpe mais bem elaborada, porém fácil de evitar, está relacionada ao assunto de doação de Conta de Nível Elevado, onde supostamente o dono da conta parou de jogar. O remetente possui um e-mail semelhante ao da Jagex (runescapeaccounts@runescape.com), entretanto, saiba que a Jagex NUNCA doará nem contas, nem itens, nem pontos de lealdade, nem membro, nem giros na roleta, nem RuneCoins! Principalmente via e-mail. Com isso em mente, ficará fácil não cair em golpes como este. Quanto ao membro de graça, como já foi dito, a Jagex nunca doará nada por e-mail, por mais real ou autentico que pareça ser.

- Incentivo de Bot ou Clã

Há outras formas de Pishing que convidam ao jogador de participar de uma promoção onde este será recompensado com 2 milhões de moedas ao entrar no clã Final Intervention; obviamente é uma tentativa de golpe, sendo que a Jagex jamais promoverá clãs por e-mail, muito menos doando dinheiro em troca. Um outro incentivo absurdo é de baixar softwares desonestos de bots que funcionam normalmente apesar das defesas do jogo, geralmente enviadas pelo e-mail "admin@rune-base.com'. A Jagex nunca incentivará o uso de programas que estão tentando banir do jogo por meio de atualizações caras e trabalhosas, e pode acreditar que não há nenhum moderador que antes trabalhava para Jagex e agora se aposentou e passou a criar bots imperceptíveis no sistema (o link para download constado no e-mail em questão é na verdade um VÍRUS).

- Recuperação de Senha

Existem e-mails pishing que alegam um pedido de recuperação de senha relativo à sua conta do jogo. Os remetentes geralmente utilizam os e-mails "noreply@jagex.com" ou "noreply@runescape.com", entretanto o e-mail oficial da Jagex para recuperação de senha é noreply@email.runescape.com. Além disso, só serão enviadas solicitações de recuperação quando você ativá-las; as demais levarão você para um site falso, onde você acabará informando seus dados imprudentemente e caindo em um golpe terrível.

- Outros pontos

A Jagex nunca lhe enviará e-mails sobre:

  • Uso de macros 
  • Venda da sua conta 
  • Comercialização no mundo real 
  • Recebimento de ofensa
  • Recebimento de uma infração 
  • Conta na Zona de Perigo 
  • Suspensão de Conta 
  • Desabilitação de Conta 
  • Sequestro de Conta 
  • Vencimento de Senha 
  • Senha Errada Atividade 
  • Suspeita em sua Conta 
  • Validação de seu Endereço de E-mail (se você não tiver solicitado) 
  • Oferta de Brinde Gratuito 
  •  Confirmação de uma Mudança em seu Endereço de E-mail (se você não tiver solicitado) 
  • Recuperação de Senha (se você não tiver solicitado) 
  • Convite ou Candidatura para se Tornar Moderador 

Caso receba algum e-mail de Pishing, denuncie-o encaminhando o próprio e-mail para reportphishing@jagex.com. Evite copiar e colar, pois realmente é necessário utilizar a opção de "Encaminhar" o e-mail.

Categories:

0 Response for the "Dicas de Proteção: E-mail Falso"

Postar um comentário