O Despertar do Mundo

Posted by Rune Tephix On 03:23 10 comentários

Início: fale com Orlando Smith próximo da Guilda das Lendas.

Só membros? Sim.

Dificuldade: grão-mestre.

Duração: longa (30 minutos - 2 horas).

Requisitos: nível 140 de Combate. 

Para recompensas opcionais: Ramos de Darkmeyer, O ritual do Mahjarrat, O vácuo contra-ataca, A comandante escolhida, Maldição da arte do fogo.

Itens necessários: nenhum. Recomendados: alimentos (de acordo com seu nível de condição física), poções relativas ao combate que utilizar, poções do devoto (da oração), teleportes de emergência, armas e armadura, familiar de carga ou titã para combate.

Inimigos para derrotar: três robôs (nível 120 cada), Kree'arra (nível 210), General Graardor (nível 210), K'ril Tsutsaroth (nível 140), Zemouregal (nível 140), Enakhra (nível 140).

Inicie a missão falando com Orlando Smith nas ruínas próximas da Guilda das Lendas e da Torre de Thormac, na Aldeia dos Videntes. Vocês entrarão dentro do calabouço e Orlando pedirá sua ajuda para identificar algum objeto da sala que pode ser levado ao museu. 

Há cinco artefatos na sala: uma lâmina despedaçada, um obelisco inativo, gravuras em pedra, frascos e pergaminho empoeirado. Inspecionar todos os objetos e abrirá uma porta que leva até uma sala com uma estátua de borboleta Guthixiana. Ao tentar puxar a estátua, o jogador desencadeará o toque de alarmes e a abertura de mais portas.

Guardiões Robôs

Ao entrar na próxima sala, três robôs barrarão sua passagem e atacarão você e Orlando (que acaba morrendo). Uma opção eficiente contra os robôs é utilizando um arco de cristal (élfico) com um conjunto de armadura de dragão real. Cada robô usa um tipo de ataque do triângulo de combate, sendo recomendado utilizar a maldição alma partida.

Tome cuidado com os ataques especiais dos robôs, que podem causar danos superiores a 1.000 pontos de vida. Dessa forma, se afaste quando eles pularem no chão causando um efeito de ondas pulsantes; fora isso não será um grande desafio derrotá-los. É interessante usar combate à distância ou magia para derrotá-los (principalmente feitiços de fogo).

A luta contra Kree'arra

Depois de derrotar os robôs, Sliske aparecerá e ocorrerá um breve corte de cena, onde você vê o local onde Guthix finalizou com a Guerra dos Deuses, além de descobrir que Zemouregal e os generais da masmorra da Guerra dos Deuses também estão se direcionando para as ruínas de Guthix que Orlando descobriu. 

Em seguida, chegará no calabouço K'ril Tsutsaroth, que percorre para outra sala, juntamente com Zilyana, que deixa Kree'arra para lutar contra você. Fale com ele para iniciar a luta quando estiver pronto. Em caso de morte sua lápide aparecerá no lado de fora das ruínas. Na missão, Kree'arra é bem mais fraco que na Masmorra da Guerra dos Deuses.

No entanto, haverá tornados coloridos que se movimentarão dentro da sala durante a luta, e em alguns momentos estes perseguirão você. Nunca fique parado perto deles, tente correr e escapar sempre que possível, pois eles causam um dano de 20% do total de seus pontos vitais. 

Assim sendo, é recomendável utilizar magia ou combate à distância (arco de cristal continua sendo uma boa opção, assim como Balestra real com setas reais e balestra caótica com setas de rubi encantadas) pela flexibilidade de fugir dos tornados atacando Kree'arra de longe. Use oração antimíssil, poções e alimentos se necessário. Familiares de evocação podem ser levados dentro da caverna.

Enigma das esferas

Uma vez que derrotar Kree'arra, ele irá recuar e permitirá sua passagem à próxima sala. Ocorrerá um corte de cena onde Zilyana e K'ril Tsutsaroth recuam e os Guardiões de Guthix aparecem. Fale com eles até convencê-los de que você é confiável para abrir a porta. Agora, você poderá controlar o painel de controle próximo da porta fechada.

O objetivo do quebra-cabeça é guiar o pedregulho desde seu ponto inicial (os suportes nos quatro cantos do "tabuleiro") até o ponto de Destino ativo. Para isso, você precisa modelar o caminho girando os trilhos que comprometerem o trajeto até o destino final. São quatro pedregulhos diferentes para destinos diferentes, um de cada canto do tabuleiro.

Quando o pedregulho se locomover pelo trajeto, também se deparará com placas de pressão, que girarão 90° e quebrarão a rocha se ela for solta quando a placa girar para direção errada; assim, você terá que permitir a passagem na hora certa clicando sobre a barricada que "segura" o pedregulho.

Também há esteiras que oscilam a direção temporariamente, indicada por setas coloridas. Clique na barreira quando a esteira indicar a direção correta para que o pedregulho não seja destruído. Sempre que o pedregulho quebrar, apenas clique sobre o suporte que ele saiu para receber uma nova pedra.

Você pode ver a solução dos quatro enigmas nas imagens que acompanham estes quatro parágrafos. Clique na imagem para aumentá-la (apenas posicione as placas de acordo com as imagens e controle as barricadas corretamente quando houver placas giratórias ou esteiras no caminho). Após completar os quatro cantos do enigma a porta será aberta.

Se tornando um Guardião

Depois de abrir as portas, ocorrerá um corte de cena e você se deparará com mais robôs, cujo o mais notável se chama Cres. Ao falar com ele, você precisará responder a questões mantendo sempre o equilíbrio entre o Bem e a Ordem, e o Mal e o Caos. Para isso, você precisa responder corretamente as questões que concedem 25% de Bem e Ordem ou de Mal e Caos.

Quando ambas as barras atingirem 50% de Bem, Ordem, Mal e Caos, você completará o teste de Equilíbrio e se tornará um Guardião de Guthix. Não é um enigma complicado, entretanto você precisará analisar cuidadosamente as respostas; não se preocupe que em caso de erros você terá mais tentativas, até que complete o teste. Vejamos abaixo sugestões de respostas.

- Naragi lutam por recursos limitados de um mundo sem equilíbrio. Qual a sua primeira ação para trazer o equilíbrio? Responda: criar regras para que os Naragi sigam em paz (25% de Bem e Ordem) ou Dar o conhecimento para os Naragi avançarem suas armas (25% de Mal e Caos).

- Se o senhor da guerra ganhar forças e vier a governar e levar todos os recursos, tendo os Naragi cuidar de si mesmos, o que fazer? Responda: apoiá-lo totalmente (25% de Mal e Caos) ou Incentivar Naragi escolher um líder mais pacífico (25% de Bem e Ordem).

- Um vulcão está entrando em erupção, que medidas tomar contra esta ameaça? Responda: pare o desastre para evitar a destruição (25% de Bem e Ordem) ou Não fazer nada, deixar a natureza seguir seu curso (25% de Mal e Caos).

- Uma doença ameaça se espalhar amplamente, que medidas você tomará? Responda: deixar de quarentena áreas contaminadas  (25% de Bem e Ordem) ou Incentivar Naragi a cuidarem de si próprios (25% de Mal e Caos).

- Um conselho de Naragi que quebraram regras de honra e justiça ganha popularidade para governar. Que ação tomar na eleição? Responda: mate todos do conselho  (25% de Mal e Caos) ou Criar um conselho honesto (25% de Bem e Ordem).

- Além da superpopulação a terra é instável, que medidas tomar? Responda: pare o desastre para evitar a destruição (25% de Bem e Ordem) ou Não fazer nada, deixar a natureza seguir seu curso (25% de Mal e Caos).

- As tensões da sociedade Naragi podem explodir em guerra há qualquer momento, o que você fará? Responda: semear violência entre os senhores de guerra Naragi (25% de Mal e Caos) ou  Incentivar os senhores de guerra Naragi a agir diplomaticamente (25% de Bem e Ordem).

- Um senhor de guerra Naragi passa a governar os Naragi impondo regras e punições rigorosas. O que você fará? Responda: persuadi-lo a relaxar nas punições (25% de Bem e Ordem) ou Mate o governante potencial (25% de Mal e Caos).

As perguntas e respostas não estão exatamente com as mesmas palavras que no jogo, entretanto, são uma base que podem ser identificadas sem dificuldades no questionário. Use duas respostas que favoreçam o Mal e o Caos e duas respostas que favoreçam o Bem e a Ordem para completar o desafio.

 Ao manter o equilíbrio você será abençoado por Guthix e se tornará um guardião. Agora, você precisará provar seu valor físico, posicionando tropas em cada uma das áreas de armazenagem a fim de batalhar contra invasores inimigos. Você terá de escolher corretamente a formação de cada tutor na janela verde que aparecerá na tela. Passe o mouse pelos espaços mais escuros na janela para saber a descrição de cada oponente.

- Posicione Chaeldar e Thaerisk contra o inimigo da seguinte descrição: "quem está vindo nesta sala é muito grande e lento, parece que estão usando da força bruta para abrir a passagem. Talvez não tenham inteligência suficiente para tentar outros meios".

- Posicione Cres contra o inimigo da seguinte descrição: "parece que há um monte de inimigos rompendo aqui, e o fedor de mortos-vivos pode ser sentido. Quem está liderando as tropas deve ter um imenso talento para minar a própria morte".

- Posicione o Ceifador (Morte) contra o inimigo da seguinte descrição: "este inimigo é lento, grande e pesado. E parece estar usando mais que a força bruta para romper a passagem. O impacto da magia demoníaca pode ser percebido, então devem ter alguma inteligência".

- Posicione Valluta e Fiara contra o inimigo da seguinte descrição: "quem está chegando por aqui parece ser pequeno e ágil. Parece estar usando magia, assumindo uma grande resistência de magia usada contra ele. Seus ataques soam agressivos, mais que o determinado".

A descrição não está exatamente à mesma que no jogo, entretanto dá para se ter uma noção básica de qual opção escolher. Agora, você terá acesso ao banco na caverna antes e depois de cada batalha. Além de que há três caldeirões próximos de Juna, um restaura oração, outro a saúde e outro concede poder para batalhar. Todas as batalhas se tornarão mais fáceis caso acerte o tutor correto para cada uma, ou mais difíceis caso erre.

A luta contra General Graardor

Esta é a primeira batalha, e a mais fácil de todas. Graardor utilizará todos os estilos de combate, sendo o mais poderoso corpo a corpo; além disso, ele usará três ataques especiais diferentes durante a batalha. No primeiro ele gritará "Graardor se Protejer" e então acionará um escudo de energia que reflete uma parte do dano causado de volta para você, semelhante às maldições. Pare de atacar quando isso acontecer.

Se ele gritar "Graardor Irritado" então socará repetidamente a área em frente dele, causando mais danos. Durante este tempo, Graador ficará mais vulnerável e receberá mais danos quando atacado, sendo recomendado se afastar e atacá-lo à distância. Agora, se ele gritar "Graardor Esmaga" ele baterá no chão causando maior dano e o teto começará a cair.

Aparecerá no chão, sombras dos pedaços do teto caindo, podendo você evitá-los correndo para longe das sombras sucessivamente. É recomendado utilizar oração antiatrito, e atacar com magia (como megassaraivada de gelo com armadura Ahrim ou Ganodérmica, além de cajado da luz ou varinha de mestre) ou combate à distância (arco de cristal, balestra real ou balestra caótica).

A luta contra Zemouregal

Para esta batalha você precisará destruir os portais azuis que Zemouregal criar, pois enquanto os portais estiverem ativos Zemouregal será imune a qualquer ataque. Ele também criará portais vermelhos que trazem mais mortos-vivos, no entanto estes não precisam ser destruídos e sim ignorados (juntamente com os mortos-vivos).

Simplesmente destrua rapidamente os portais azuis e Zemouregal ficará vulnerável temporariamente. Quando isso acontecer, Zemouregal atacará com feitiços de fogo. Use antimagia e ataque Zemouregal até que sua vida seja reduzida 50%. Dessa forma, Zemouregal criará mais quatro portais azuis que devem ser destruídos.

Você pode utilizar antimíssil ou antimagia enquanto destrói os portais para diminuir o dano causado pelas criaturas. Evite se aproximar dos portais vermelhos, pois estes causam danos baixos, mas que podem ser letais em meio à batalha cheia de inimigos. É recomendado atacar com magia ou combate à distância, pela maior facilidade e eficiência (arco de cristal continua sendo uma boa opção).

A luta contra K'ril Tsutsaroth

Esta não será uma batalha difícil, desde que você tome as precauções necessárias. Apenas ataque continuamente K'ril, tomando cuidado com seus ataques especiais. Um dos mais letais é de um cristal roxo que saí do chão logo abaixo do jogador, causando vários danos altos. Quando isso acontecer, saia rapidamente de cima dos cristais e corra para uma área próxima, sempre prestando atenção neste ponto.

Ele também envenenará, assim como na masmorra da Guerra dos Deuses, no entanto os danos serão relativamente menores, e podem ser ignorados. Outro ataque especial que K'ril usará é de sair correndo em direção ao jogador, tendo este que sair do caminho o quanto antes para que ele se choque na parede, evitando grandes danos.

O ataque mais poderoso de K'ril ocorre logo depois dele gritar "Guthix morrerá em nome de Zamorak" aonde ele vai segui-lo em ritmo de corrida ao redor da sala, atacando muito rapidamente ocasionando grande quantidade de dano por golpe. Se o jogador não se lembrar de tudo isso, pode simplesmente sair correndo para longe de K'ril quando este gritar qualquer coisa.

Use antiatrito e o estilo de combate que desejar: corpo a corpo (utilizando malho, espada longa, espadim caóticos ou chicote abissal, com armadura catacumbas), magia (ele pode ser facilmente derrotado usando feitiços de fogo, com armadura Ganodérmica ou Ahrim), combate à distância (utilizando arco de cristal, Balestra real com setas reais ou balestra caótica com setas de rubi encantadas, com armadura de pele de dragão real).

A luta contra Enakhra

Esta pode ser a luta mais demorada, sendo que Enakhra recarregará constantemente seus pontos vitais. Acrescente Antecipação e Liberdade à sua barra de ações. Durante a batalha ela irá usar muitas vezes o ataque sanguessuga contra você, drenando sua saúde para si própria.

Quando isso ocorrer, corra para trás de um pilar ou qualquer outro obstáculo da sala, ou você pode usar alguma habilidade para atordoá-la. Assim, ela se teleportará próxima de você, podendo ser novamente atacada. Repita o processo anterior sempre que ela usar o ataque sanguessuga contra você.

Ao ter 50% de vida, Enakhra ocasionalmente jogará você no chão e então sugará sua vida. Isso funciona como um atordoamento, tendo você que usar "Liberdade" ou então evitar o ataque usando "Antecipação". Você pode prever e usar antecipação após causar bastante dano contra ela. Outro método de evitar todos os ataques sanguessuga de Enakhra é se movendo a cada poucos segundos.

Use antimagia se necessário, e ataque utilizando o estilo que preferir: corpo a corpo (pode ser com armadura catacumbas e alguma espada divina ou qualquer outra arma poderosa), magia (utilizando feitiços antigos ou magia de fogo), combate à distância (com arco de cristal, balestra real ou balestra caótica).

Finalizando a missão

Agora você terá que defender Juna na sala principal de tropas de Saradomin durante cerca de dois minutos, sem deixar Juna morrer. Os guerreiros, magos e arqueiros espirituais são nível 70 e não apresentam dificuldade alguma se atacados estrategicamente.

O método mostrado na imagem acima é o mais aconselhável: veja os locais onde surgirem os portais de reposição de tropas, então, ataque o primeiro lutador que se aproximar da barricada (apenas dê um ataque, não o mate). Dessa forma, ele começará a atacar você, e não permitirá que outros lutadores se aproximem da barreira e de Juna, formando uma "fila" inofensiva de combatentes.

Assim, enquanto os primeiros estiverem atacando você, apenas ignore-os e ataque os que acabarem de sair dos portais, tendo assim uma batalha fácil e tranquila. Você também pode alternativamente atacar vários combatentes com magias antigas, ou apenas reparar as barreiras quando os guerreiros a quebrarem, ou ainda matar a todos os lutadores rapidamente assim que surgem nos portais.

Ocorrerá um corte de cena quando o tempo acabar, onde Zilyana mata Cres. De repente, aparecerão os mahjarrat zarosianos Akthanakos, Azzanadra, Wahisietel, juntamente com Carbona e Nex. Você terá de escolher se irá matar Guthix, deixá-lo em descanso ou se vai acordá-lo. Sua decisão não irá alterar o final da missão, mas decidirá de quem você fugirá até Guthix.

Se optar por acordá-lo (em um acordo com Zarosianos) você terá que escapar de esferas roxas correndo até o final do caminho desviando das rochas roxas enviadas pelos Guardiões de Guthix. É o método mais fácil para esta parte.

Se optar por matá-lo ou deixá-lo descansando, você terá que escapar de bolas de fogo e mísseis enviados por Carbona e Nex, além de ser detido em uma prisão de gelo ocasionalmente feita por Nex. Com este fato, o mais fácil é realizar um acordo com Zarosianos, principalmente pelo fato dos danos ocasionados por Carbona e Nex serem superiores aos dos Guthixianos.

Independente da sua decisão, Sliske atingirá Guthix com o poder do Cajado de Armadyl. Assim, Guthix levará você para dentro de suas memórias de seu mundo de origem, explicando sobre seu passado e de como ele encontrou Guilenor e trouxe as diferentes raças que conhecemos hoje.

Siga-o de um ponto a outro durante a conversa até que atinja a casa de Guthix. Depois de lhe conceder um poder imenso para defender Guilenor de uma provável Guerra dos Deuses, Guthix vai deitar e morrer.

Retornando para Guilenor, aparecerá o deus Saradomin, teleportando da caverna os seguidores de Zaros e tendo um breve diálogo com o jogador. Uma vez que o corte de cena acabar, fale com Juna para finalizar a missão. Parabéns.

Recompensas: 3 pontos de missão, lâmpada que concede 250.000 de experiência em Oração (necessário nível 80), lâmpada que concede 110.000 de experiência em Extermínio (necessário nível 70), 3 lâmpadas que concedem 100.000 de experiência em três diferentes habilidades de nível acima de 75, 3 lâmpadas que concedem 50.000 de experiência em qualquer habilidade acima do nível 65, uma túnica concedida por Juna, Azzanadra ou Zilyana (pode ser trocada falando com o sacerdote de Guthix no santuário), 5 novas habilidades de combate, 13 novas músicas, 2 giros extras na Roleta Maluca.

Recompensas adicionais: orando no altar de Guthix no santuário você receberá 100.000 de experiência em Oração, tendo nível 90. Você pode receber 10.000 de experiência a cada tocha acesa no santuário, sendo que quatro estão próximas do altar, e a quinta na parte de baixo próxima de Guthix morto (necessário nível 74 de arte do fogo). Diálogos adicionais com: Azzanadra, Juna, Thaerisk, Fiara, Chaeldar, Carbona e Ali o sábio. 

Tendo completo as missões citadas nos requisitos do guia, você também ganhará: um anel da sexta era, o título de Guardião/Guardiã do Mundo, acesso a área dos Cresbots e tarefas de extermínio de Cresbots (necessário nível 67 em extermínio), novo animal de estimação Cresbot solto raramente pelos robôs.

Galeria de Imagens

Jogadora abrindo as portas do templo.

Símbolo de Borboleta Guthixiana. 

Robôs Guardiões.

A morte de Orlando Smith.

A espada de Guthix.

Zemouregal em sua base.

Sliske no local aonde a Guerra dos Deuses terminou.

Zemouregal recebe mensageiros.

Generais da Guerra dos Deuses no templo de Guthix.

Zilyana saindo da masmorra da Guerra dos Deuses.

O ataque de  Kree'arra.

Zilyana e K'ril Tsutsaroth.

A sala dos enigmas.

Zyliana mata Cres.

Os guardiões de Guthix.

Elevador no templo (?).

Zyliana é cercada por Zarosianos.

O momento da escolha final.

Sliske enfrenta Guthix.

Sliske antes de matar Guthix.

A terra natal de Guthix.

A aparência verdadeira de Guthix.

O deus ancião chamado Skargaroth.

Guthix, o deus do equilíbrio, morre.

Uma tabuleta da Guerra dos Deuses.

 Zyliana aprecia a morte de Guthix.

Saradomin quase é atacado por Carbona e Nex.

Categories: ,

10 Response for the "O Despertar do Mundo"

  1. Unknown says:

    perfeito o guia, quest facil porem demorada, cerca de 3 horas eu demorei.
    mortes sao comuns mas é facil recuperar os itens. recompensa rox, vale muito a pena fazer ela logo!

  2. Anônimo says:

    The best quest at the moment. Zaros will back. (X)

  3. Unknown says:

    MTO LEGAL O GUIA, NAO PRECISEI DELE, MAS GOSTO DESSE BLOG PRAS OTRAS.


    RSN: O MATSUDA

  4. Anônimo says:

    Parabéns pelo post, gastei minha ganodérmica mas deu tudo certo.


    ;D. SONIC WA

  5. Anônimo says:

    não uso guia porém estava pesquisando a historia de zaros e vi o link escrito '' Uma das missões mais épicas de runescape '' só vou dizer 1 coisa... eu não vi nada de Épico e eu li todas as falas , assisti a todas as cutscenes pra mim essa quest é apenas mais um fail jagex , jagex n tem + criatividade

  6. Anônimo says:

    Uma coisa errada após essa quest, é falando com Azzanadra e perguntando sobre Sliske. Ele diz "Eu e Sliske discutimos aonde guthix dormia a séculos". Mas Azzanadra estava preso na Piramide e além do mais... nunca viu ou ouviu falar de Guthix antes de ser preso. Salve Zaros (X)

  7. Anônimo says:

    Na luta com ranakhra
    Mantenha seu HP por volta dos 200 no máximo 400.
    A feiticeira ela suga 10% do seu HP, então se vc manter seu HP baixo ela suga pouca vida sua e vc pode dar ataques que causem bem mais q isso usando melee ou magia do fogo.
    Eh extremamente recomendado usar maldição ''desvio de magia'' e tbm usar armadura ganodérmica.

    No runescape sou conhecido como:Tx Tezeu. =D

  8. Anônimo says:

    eu matei guthix :'-( mt legal a missao vlw o esforço

  9. Anônimo says:

    muito completa a guia, mais acho combate corpo a corpo mais eficaz que combate a distancia

  10. samukazs says:

    nossa essa foi a missão mais épica que eu já fis , depois dessa missão não quero mais ser zarosziano agr sirvo a guthix q pena ele ter morrido vai ser uma grande perda mas... pelo menos agr eu sou 'O Guardião Do Mundo
    a e agradeço pelo ótimo guia ^^

Postar um comentário